sexta-feira, 19 de junho de 2015

Turismo investe em inovação para ampliar a competitividade.

Turismo investe em inovação para ampliar a competitividade

Hotéis, restaurantes e destinos turísticos aderiram a estratégias criativas para conquistar o viajante, colocando o turismo na vanguarda do desenvolvimento do país
20/03/2015

Autora: Tatiana Alarcon, Pedro Fideles e Fernanda de Lima
Para se destacar no mercado e ganhar o turista, empresas ligadas ao setor estão inovando nas relações com seus clientes. Os exemplos vão de um hotel que oferece câmeras panorâmicas, ao estilo Go Pro, para que seus hóspedes registrem a viagem; passando por um ônibus turístico anfíbio que passeia pelas ruas do Rio de janeiro e navega pela Baía de Guanabara, até uma companhia aérea que anunciou, na última semana, que passaria a permitir o embarque de cães e gatos na cabine de passageiros do avião.



No turismo brasileiro, a adoção de medidas criativas é uma tendência. E a tecnologia tem se mostrado o grande motor desse mercado de inovação. A cada dia surgem novos aplicativos para celulares com informações sobre viagens, que comparam preços e alertam sobre promoções. O turista estrangeiro que visita o Rio de Janeiro tem à disposição cardápios de restaurantes digitais em inglês e espanhol. Se o destino for alguma cidade do Nordeste, a agenda de shows e eventos, hospedagem e restaurantes pode ser consultada pelo celular.
“Ser inovador significa compreender as tendências do mercado, antecipar as mudanças e se preparar para gerar valor ao seu público, tonando-se mais competitivo como destino turístico”, diz Helena Costa, assessora especial do Ministério do Turismo. As iniciativas, segundo ela, fortalecem o turismo como vetor econômico de desenvolvimento do país. “Iniciativas simples podem dar novo fôlego ao negócio, reduzir custos, conquistar o cliente aumentar o faturamento de uma empresa”, disse.
Experiências mais amplas, que envolvem segmentos do Turismo, começam a despontar pelo país. Em Minas Gerais, o Instituto Inhotim, que integra natureza e arte contemporânea, impressiona por ser o primeiro museu a céu aberto do mundo. No Rio Grande do Sul, um passeio que mistura fauna, cultura e história foge dos típicos passeios às fábricas de chocolates: turistas do Parque Gaúcho de Gramado visitam também o zoológico. Um hotel alternativo em Campos do Jordão (SP) oferece um programa de “desintoxicação digital” e sugere que o hóspede deixe de lado o celular, o computador e a internet para curtir a estadia – e tem feito sucesso.


Burle Marx - Inhotim


No Mato Grosso do Sul, uma operadora de ecoturismo encanta viajantes ao oferecer um passeio de bicicleta pelas belezas naturais da região ao mesmo tempo que incentiva a plantação de mudas de árvores pelo caminho. Em Socorro (SP), um hotel fazenda desenvolveu equipamentos de segurança para que paraplégicos e tetraplégicos possam realizar atividades de aventura como tirolesa e cavalgada. Já Recife e Fernando de Noronha tornaram algumas praias acessíveis a cadeirantes e pessoas com mobilidade física reduzida.
http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20150320.html


Aluno: Rodrigo Oliveira Ripardo
Matrícula:20121102088

Nenhum comentário:

Postar um comentário